Menu fechado

Informações sobre Macaé

Conhecida como a Capital Nacional do Petróleo, Macaé é um Município do estado do Rio de Janeiro com um território de 1 215,904 km² .

Informações socioeconômicas
⦁ Segundo Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) Macaé é a Quarta cidade do Estado em qualidade de vida.
⦁ Entre as 167 cidades do país em desenvolvimento.
⦁ Área territorial: 1.229,8 quilômetros quadrados
⦁ Clima: quente e úmido, com temperaturas entre 18ºC e 30ºC
⦁ Rodovias de acesso: BR-101, RJ-168 e RJ-106
⦁ População 256.672 habitantes (2019)

Atividades econômicas
⦁ Bacia de Campos localizada em alto mar, é considerada a maior reserva petrolífera da Plataforma Continental Brasileira, tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados. Sua exploração começou em 1976.
⦁ Terminal Terrestre Cabiúnas, maior polo processador de gás natural do Brasil.
⦁ BR distribuidora investiu milhões para ampliação e unificação de sua base logística para suprimento de produtos químicos.
⦁ Pré Sal
⦁ Royalties, Macaé estava no auge do seu processo até final da década de 20. Transformou-se no celeiro da agricultura do Estado, devido ao cultivo do café, responsável por cerca de 60% das atividades econômicas do município.
⦁ Termelétricas, Macaé terá mais três usinas.
⦁ Gás natural, responsável pelo escoamento de 90% de todo o gás produzido na Bacia de Campos, conta hoje com 15 postos de abastecimento.

Curiosidades
⦁ Tradição na pesca chegando a um total de 15 mil pessoas que estão diretas e indiretamente ligadas ao setor pesqueiro.
⦁ Macaé possui o terceiro maior rebanho bovino do Estado do Rio, com 90.663 cabeças, de acordo com o Censo Agropecuário realizado pelo IBGE em 2010.
⦁ É o maior produtor de feijão preto do estado.
⦁ O Aeroporto de Macaé é o maior em número de pouso e decolagem de helicópteros da América Latina, recebendo anualmente 420 mil usuários de diversas partes do país e do mundo.
⦁ Hoje, Macaé conta apenas com o Terminal de Operações Portuárias da Imbetiba movimenta 230 mil toneladas de carga por mês.
⦁ Investimento de R$ 277 milhões para acabar com os pontos de alagamento em dias de chuva forte.
⦁ Implantação de ações pontuais de combate à criminalidade em bairros da periferia.
⦁ Com 107 unidades municipais de ensino, das quais 32 em tempo integral, a cidade tem uma das menores taxas de analfabetismo do estado: apenas 7,3%, enquanto a média nacional é de 9,7%. São quase 40 mil alunos matriculados em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e unidades de atendimento especializado.
⦁ O município está se transformando em um novo polo universitário do estado do Rio. Hoje, a Cidade Universitária abriga os cursos da UFF, UFRJ e da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FEMASS), a única faculdade pública municipal do Rio de Janeiro. Ao todo, a Cidade Universitária concentra 15 cursos, com cerca de 2400 alunos matriculados em 2012.
⦁ Em Macaé, cerca de duas mil crianças participam do Programa de Iniciação Desportiva (Pides) e de projetos como o “Prata Casa”, com escolinhas de diferentes modalidades esportivas.

Bibliografia para estudo: www.macae.rj.gov.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »