Menu fechado

Obras de Engenharia Civil do Brasil

Millennium Palace

É um edifício de apartamento de alto luxo, localizado na cidade de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina. Até maio de 2015 era considerado o prédio mais alto do Brasil, com 177,3 metros de altura arquitetônica. Foi inaugurado em 9 de agosto de 2014 e está localizado na Avenida Atlântica, 2670, em frente a praia e no centro da cidade.

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves

Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurada em marcço de 2010, localizada as margens da Linha Verde na região de Venda Nova, o local antes pertencia ao Jóquei Clube de Minas Gerais. A sede abriga Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de estado, os edifícios Minas e Gerais, Centro de Convivência e Auditório Presidente Juscelino Kubitschek, e tem capacidade para reunir 16 mil servidores. Em localização urbana, próximo a Rua da Cavalariça, é necessário uma autorização prévia para a visitação guiada e a entrada é grátis.

Construção da Ponte Rio-Niterói

Localizada no Rio de Janeiro, é a maior ponte do Brasil e uma das maiores do mundo. ”Alguns relatos antigos afirmam que o projeto da Ponte Rio-Niterói é do ano 1875. O objetivo dessa obra era evidente: ligar com mais facilidade a cidade do Rio de Janeiro aos municípios que ficavam no litoral norte do estado, do outro lado da Baía de Guanabara.” segundo, (diariodorio.com). Antes da construção, o acesso a Niterói só era possível via mar ou em uma viagem terrestre de mais de 100 km, passando pelo município de Magé. O projeto foi idealizado por Mário Andreazza, Ministro dos Transportes. Haviam dois projetos, um de aço (estrutura) sendo o responsável o americano James Graham e o de concreto, com os engenheiros Antônio Alves de Noronha Filho e Benjamin Ernani Diaz. Vários operários, infelizmente, perderam suas vidas durante os anos de construção da ponte. Em março de 1974, medindo 72 metros de altura e 13.290 metros de comprimento, a obra ficou pronta.

Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional

É um projeto de infraestrutura hídrica que capta água no Rio São Francisco aduzindo-a para bacias hidrográficas do nordeste setentrional nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. ”Seu principal objetivo é garantir segurança hídrica, através da integração de bacias hidrográficas a uma região que sofre com a escassez e a irregularidade das chuvas: a região semiárida do Nordeste.”

Viaduto do Exército, mais conhecido com Viaduto 13

É o segundo viaduto de trem mais alto do mundo e o mais alto da América Latina, possui 143 metros de altura e 509 de comprimento. Está localizado no município de Vespasiano Correa e faz parte da Ferrovia do trigo. Ferrovia do trigo: Localizada no estado do Rio Grande do Sul, foi construída na década de 1970. O seu nome se da ao fato de ser o 13 na sequência de viadutos que se inicia na cidade de Muçum. Para chegar nele o caminho se da por baixo, próximo ao Rio Guaporé. O local é muito procurado hoje para prática de rapel e Bage jumping.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »