fbpx
Menu fechado

Comprar ou alugar um imóvel? Saiba como decidir!

É o sonho de muitas pessoas morar sozinho e ter um canto para chamar de seu, porém, é nessa hora que surgem muitas dúvidas, principalmente se é melhor comprar ou alugar um imóvel. É importante pesquisar bem sobre o assunto e fazer um planejamento e uma organização antes de tomar qualquer escolha. Afinal, trata-se de um bom investimento e uma decisão que irá afetar o resto da sua vida.

É claro que, cada caso depende da preferência individual do interessado, e das condições que ele apresenta naquele momento, como o plano de vida e de carreira por exemplo. Logo, com o objetivo de ajudar nessa decisão, separamos alguns pontos que devem ser levados em consideração nessa hora tão importante.

Alugar:

É verdade que, no ponto de vista econômico, compensa mais comprar do que alugar uma casa, se forem somadas todas as mensalidades que serão gastas em um aluguel. Entretanto, alugar acaba sendo uma boa opção para quem não possui a quantia necessária para comprar um imóvel ou ao menos pagar a entrada, precisando de uma alternativa que exija um financiamento menor. Para isso, é necessário escolher um imóvel em que o valor da locação, do IPTU e do condomínio caiba no bolso e que não exceda 20% da renda familiar.

Outros fatores também podem influenciar na escolha do aluguel quando o interessado apresenta no perfil características como mudanças frequentes, onde se precisa apenas de uma moradia temporária, planos incertos sobre ter uma família ou planos de mudar de cidade ou país.

Comprar:

No geral a compra de um imóvel é o mais recomendado, principalmente para pessoas que têm uma vida financeira e profissional bem estruturadas, com uma fonte de renda estável. As vantagens são claras: é uma propriedade em seu nome, você possui a liberdade de fazer as reformas e mudanças que desejar, ganha estabilidade, pode utilizar como forma de renda, entre outras.

O investimento inicial é maior, porém, você sempre pode optar por parcelas e pagamentos diferenciados, através de conversas com a imobiliária. Este é o caso da OpenHome, que está vendendo casas em Macaé com opções de financiamento direto com a construtora, em uma parceria com a Vida Nobre. Logo, apesar de a compra de imóvel exigir um custo maior, é possível se organizar antecipadamente e realizar um planejamento financeiro.

Outro ponto que favorece a aquisição de um imóvel é a redução da taxa Selic. Os juros baixos tornam este momento mais favorável para a compra de um imóvel porque fazem com que o financiamento acabe ficando mais barato. Logo, com taxas de juros para financiamentos imobiliários baixas, muitas vezes o valor da prestação se aproxima muito do valor do aluguel.

Por isso, com o cenário atual, estima-se um aumento da procura por imóveis, considerando uma possível valorização dos preços. Isso significa que o momento econômico é extremamente favorável tanto para compra à vista ou para financiamentos.

Caso haja o interesse de compra, é recomendado procurar uma boa imobiliária com corretores que tirem todas as suas dúvidas e te ajude a planejar uma forma de pagamento que caiba melhor no seu orçamento. Neste quesito, a OpenHome oferece imóveis de qualidade e uma equipe de corretores especializados para um atendimento completo e diferenciado.

Saiba mais em:
openhome.site
openbless.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »